janeiro 14, 2009

‘Mulher-tem-dias’

O que eu gostava de ter uma mulher-a-dias. Uma D. Alzira, uma Menina Clementina (de 65 anos) ou, vá, uma Natasha (que por acaso até é licenciada em Biotecnologia, lá na terra dela). Palavra de honra que gostava. Acho que é o dinheiro mais bem gasto ao mês. Nada deve ser melhor que chegar a casa e ter tudo arrumadinho, passadinho a ferro e a cheirar a Cif Limão. (diz que às vezes, o pó só foi limpo à volta dos naperons. Mas aparentemente, a coisa está um brinco!)

Eu, em vez disso, tenho bolas de cotão a rolarem-me casa fora. Toalhas e t-shirts enrugadas nas gavetas (directamente do arame para a cómoda). E ‘aversão’ a passar um sábado inteiro de pano e esfregona na mão. (por falar nisso, Deus queira que esteja um tempo de porcaria este sábado, para não ter a tentação de passar a tarde na rua…)

E não tenho uma mulher-a-dias por várias razões. (Mas gostava.)

Primeiro, porque a minha casa é um ‘umbigo’. Um T1 tão pequeno que uma empregada se riria na minha cara, se eu lhe pagasse para lá ir sacudir tapetes. E ainda era senhora para me chamar nomes que podiam variar entre o ‘badalhoca’ e o ‘malandrona’ (e acreditem que já estaria a ser um amor). Já para não dizer que ou eu ou ela teríamos de sair, caso nos cruzássemos debaixo do mesmo tecto. Por falta de espaço. Obviamente.

Segundo, não me agrada muito a ideia de ter alguém a mexericar nas minhas coisas, em geral – nos meus livros, em particular. Ainda que seja para limpar e tirar as ‘tenhas’ de aranha. Eu posso rasgar, manchar, sujar e bater-me a seguir por ser desastrada. Não o posso fazer a alguém a quem, ainda por cima, pago. Além de que circulam aí histórias escabrosas de pessoas que levam artigos ‘emprestados’ e nunca mais os devolvem. E outras que levam uns cobertores e umas mantas para “lavar na máquina da senhora que tem um tambor maior e o detergente, é melhor. Mas eu ia-lhe dizer, minha senhora!” E também outras que aproveitam para tomar um banhinho e secar o cabelo no fim da faxina. Já para não falar daquelas que se esquecem de mudar o canal da tv para a Sic Notícias e a deixam sintonizada na TV Globo. Claro que há excepções à regra. Mas…. naaaa. Comigo não.

Terceiro, (e isto foi-me dito com conhecimento de causa) as mulheres-a-dias estão a reivindicar aumentos salariais. E tal como me foi questionado: “como é que nos deixamos enganar ao ponto de pagar a alguém que, contas feitas, ganha bem mais que nós?” Pois não sei. Não uso.

Mas estou tentada a saber. Não quanto elas ganham mas quanto seria eu capaz de facturar.

11 comentários:

  1. Miuda, eu tenho vida!!! Tanto que, como bem descreveste, tive uma dessas que levam os tapetes (eram tapetes!!!) para lavar na MINHA máquina, com o MEU detergente e com a electricidade paga por MIM. E a minha irmã teve uma que lavava o cabelo em casa DELA, com o shampoo DELA, usava as escovas e o secador DELA!!!

    Ele ha gente pra tudo. Mas que nao há como uma electro-domestica, isso é um facto.
    A mim, quem me tira a 'nha dona isabel tira-me a vida!!!!

    ResponderEliminar
  2. Então e tua Isabelinha é rapariga para fazer uma promoção ou assim?! Tipo 'hoje, para a doideira, limpo 2 casas ao preço de 1!!'... Não?! :P
    Se sim, reencaminha-a para o meu 'cochicho'. A casa é pequena e é... Ahahahahahaha!

    (se arranjares alguém para me enervar muito muito muito... eu própria limpo aquela casa - e mais 500 - do tecto ao chão!:P)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu para limpar em profundidade preciso de estar p'rái virada!

    Faz-me muita confusão ter alguém a mexer nas minhas coisas e além disso sou tão coca-bichinhos que acho que ia andar atrás da Maria a colocar as coisas ao meu jeito, logo a trabalhar depois de lhe ter pago para o fazer!

    De maneiras que quando se me incha a veia de carochinha, é ver-me a pegar na vassoura e deixar a casa num brinquinho! Até se pode comer no chão!

    Agora, aspirar tem de ser pelo menos duas vezes por semana, que eu tenho dois bichanos peludinhos!!

    Vidas difííííceis!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana,

    eu 'bichanos peludinhos', só mesmo ácaros! O q me safa de 2 aspiradelas à casa, por semana... :)
    Ainda assim, tento manter a casinha mais ou menos arrumada. Até porque como diz a minha mãe: 'vai q te dá algum treco... q vergonha os senhores do INEM entrarem aqui e verem a casa neste estado!!! O q não vão pensar???' (Sim, se eu estiver à morte o q realmente os vai preocupar são os 'menelhos de cavelo' no chão da casa-de-banho... Enfim...) :D

    De resto, e já vi q também não confias os teus 'tarecos e caquinhos' a terceiros... Compreendo muito bem!! E também partilho a tua veia de carochinha: quando é para ir ao fundo, não há azulejo q se safe! (grandes mocas de lixívia já apanhei eu... uuuuiii!!) :)))

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Só cá bim dezer que a proxima vez que quiseres gfazer limpezas a fundo não contes comigo, ok?? Se pensas que vou pôr o mê Brad a saltar-me as varandas, tira daí o sentido!! O pobre homem, a saltar, nem de sky-diving, atras de uma sande de porco piqueno a cantar o I Believe I Can Fly... (se 'xes quiser!!!!)

    ahaahahahahahahhha

    Bombeiros da minha cidade, uni-vos!!!

    ResponderEliminar
  6. E quem tal um homem a dias?? Ou então a algumas horas??
    Com um bocado de sorte ainda consegues que ele faça mais algum serviço, tipo .... mudar as lampadas, ou colocar aquela prateleira no lugar. (E estou a falar das prateleiras que se colocam na parede, ok?? :)

    Há por aí muito gajo com tempo livre, e por esse preço, a coisa bem combinadinha, ainda era menino pra passar aí em casa ... :)

    Framble

    ResponderEliminar
  7. Um homem a dias!!
    Que ideia fenomenal!!

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Framble,

    vou-te dizer: trocar lâmpadas é um bocado panisgas, como diria o outro! Mas limpar o pó e aspirar - é de homem! É sim senhor!!! Ahahahahahaha... :P

    E tu és rapaz para estar livre, quando?! Hum??? :D

    ResponderEliminar
  9. Ana,

    'bora lá combinar a coisa bem combinadinha, aqui com o moço?!?! :P

    Garanto-te q é um rapaz muito capaz. E alto. (o q dá imenso jeito para limpar candeeiros e humidades do tecto!! :D)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Não passo a ferro, não limpo wc´s, não aspiro, não passo o chão a pano, não limpo o pó e não arrumo cozinhas...Mas de resto faço tudo! Diz quem experimenta nunca mais se contenta!!! :)))

    ResponderEliminar
  11. Pois que tenho pouca vida mais, actualemente que andar a blogar, é uma verdade! ;-)

    Olá Laura ( e sim não nos conhecemos, apenas vi aqui parar porque adoro o blog ali do lado do tasco da Joanissima e começo a gostar mto deste tb ;-)

    Atão, não é que a situation lá em casa é exactamente igual á que tu descreves aqui?? Pois é grande coincididência eheheh
    - É que tb andava á precisar de uma Natasha, ou de uma sra Dª Alzira (não tem é dinheirinho para lhes pagar um ordenadao igual ao que ganho)
    - Tb me chamam nomes assim lol
    - Tb vivo o dilema dos fds, entre limpar o palácio (sim que o meu é um T2, logo passou ao estatuto de Palácio), e laurear a pevide; a pevide ganha quase sempre...
    - Tb tenho medo que ela leva coisas emprestadadas
    - E o mais extraordinário, tb tenho uma may que me diz o mesmo "ai, filha , e se um um adoeces e vem a familia da terra ver uma casa destas eheheh

    Bem, acho que nunca encontrei assim modos que ninguém tão parecido cmg aqui nos bloguios eheheh

    A modos que continuar a ver porque é que a tua vida não te chega??? ;-)

    ResponderEliminar

Não tens vida, pois não?!