janeiro 04, 2009

Diz que mudámos de ano...


... e?? Quê?? Mudámos de ano porque sim. Porque é o ciclo normal da vida. Do universo. Do que quer que seja.
Mudámos de ano porque somos obrigados a isso. Porque as contas do Criador são assim: de 365 em 365 dias (366, pontualmente) - bumba! Recomeça tudo outra vez. Não há nada para se comemorar aqui. É o que é. O filme é repetido.
Se de repente acabasse a guerra, a fome e a injustiça no mundo; se, às doze badaladas, ficássemos todos ricos e cheiinhos de saúde ou se vestir cuecas azuis e pôr dinheiro nos sapatos fosse realmente sinónimo de vida nova e 'bora lá ser felizes para sempre'... aí sim, meus amigos, havia desculpa para festa. Da rija. Beber e festejar como se não houvesse amanhã!

Mas não. A novidade de um ano está naquilo a que nos propomos fazer e mudar, diariamente. Não nos planos, nos objectivos, nas metas que traçamos e que prometemos cumprir e alcançar em cada uma das 12 passas que engolimos no revellion. Até porque, quando o fazemos, já estamos é com os copos e tomara nós lembrar-nos de como chegámos a casa no dia seguinte - quanto mais do que prometemos fazer ao longo de 12 meses.
Portanto, a ideia aqui é muito simples: não prometam, não esperem, não especulem e sobretudo não (me) desejem 'bom ano'! Desejem antes 'bom dia' ou, se quiserem ir efectivamente muuuuuiiiiito mais longe, desejem um 'bom fim de semana', vá... Faz mais sentido. Faz todo o sentido. É tempo que podemos controlar a nosso bel prazer.
Além de ninguém estar a salvo de partir as duas perninhas a sair do banho e lá se vai meio ano para o galheiro. ("Mas eu até entrei com o pé direito em 2009... como é que agora me escorregam os dois??? Hum??? O que é que falhou?? Será que foi por não vestir as cuecas azuis?!") Assim, em caso de acidente, estragamos só os planos de um dia de trabalho ou de uma saída a um sábado à noite e com sorte, ainda garantimos uma baixa por umas semanas.
De maneiras que é isto... esqueçam lá essa euforia da passagem de ano e comemorem o facto de terem sobrevivido ao degredo. Façam por ter bons dias, todos os dias. Um de cada vez. Deixem de ser preguiçosos e arranjem bons e legítimos motivos para andar a festejar, 24 sobre 24h.
E por favor, apanhem um valente pifo por já estarmos no Dia de Reis. Eu cá, é o que vou fazer.

1 comentário:

  1. Pifo??? Amanhã???? Onde, onde???

    Tens toda a razão. A passagem de ano está sobrevalorizada!!!
    A ver se comemoramos a passagem de semana?? (bem, na verdade eu comemoro... haja vinho tinto e é comemorar como se no outro dia fosse domingo!!)
    A ver se comemoramos a passagem de dia?? (bem, na verdade eu comemoro... haja CSI's e televisão na cama - ou outra coisa ainda mai' melhor - e é comemorar como se no outro dia fosse mesmo outro dia!!)

    Comemorar a passagem de ano?? Parolos, digo-te eu!!!!

    (então e o pifo dos Reis?? É pra quando?? E onde?? Há tinto???)

    ResponderEliminar

Não tens vida, pois não?!