janeiro 09, 2009

On the road #1

Adoro conduzir. Não há melhor terapia que pegar no carro e sair de casa às 3h da manhã, de pijama e pantufas, só para desanuviar. Ou comprar tabaco numa bomba de serviço, vá.
Mas infelizmente há quem não compreenda que conduzir é uma bênção. Há inclusivé alturas em que dá vontade de parar o automóvel, deixá-lo no meio da estrada e ir a pé até ao destino marcado.

E nem vou falar da mortalidade rodoviária ou dos excessos e asneiradas dos 'pseudo' Rubens Barrichellos e Kimi Räikkonens das nossas estradas. Não. Isso são outras guerras. Vamos a casos simples.

Caso #1:
Conduzir ao fim de semana, domingo à tarde em especial - uma tragédia. Grega. A circunstância perfeita e ideal (?) para ter um AVC, uma crise de hipertensão ou no mínimo, um acesso de raiva que nos faz espumar da boca.
Entendo que a malta goste de passear nas calmas para apreciar a paisagem ou explorar pacientemente o 'bólide' novo com a esposa, marido, filhos, filhas, futuros genros ou noras, um neto ou outro e - com jeito, bem arrumados - os sogros. Compreendo que o povo queira (e bem) cumprir e respeitar os limites de velocidade. Há por aí muito maluco ao volante e as multas também estão caras e tal... de maneiras, que não convém esticar muito a corda.

Mas, por caridade e misericórdia, não atrapalhem quem não tem a vossa vida, tempo e paciência para passeatas domingueiras. Qual é a necessidade de ocuparem duas faixas de rodagem, hum? Uma não vos chega?? E porque raio ultrapassam alguém que vai a 50kms para, durante a ultrapassagem, reduzirem para 3ª e não irem além dos 40km/h?! Não sabeis que isso também provoca acidentes? Sustos? Cargas de nervos nos outros?? Além disso, uma auto-estrada ou uma via rápida não tem assim tanto que ver à volta. Há por aí tanta estrada secundária com tantas vaquinhas e ovelhinhas à berma e tanto vendedor de fruta, que é um desperdício não lhes dar uns minutos de atenção ou comprar qualquer coisinha. E, buracos por buracos, pelo menos não pagam portagem para os atravessar.

O que realmente me preocupa, é que já hoje é 6ªfeira e a metereologia está a avançar a possibilidade de uma eventual queda de neve para o fim-de-semana. Com os copos não conduzo, mas sou muito moça para engolir um calmante - ou dois, antes de meter a chave na ignição nos próximos dias.

8 comentários:

  1. Olha lá.... Esses são aqueles que têm o banco praticamente colado ao volante e estão ali, muito hirtos, a parecer carapaus congelados??
    São aqueles que têm o condão de, quando ultrapassam (ahahaah!!!) se chegarem ligeiramente (que não há espaço pra mais) para a frente???

    Eh pá, não faço ideia. Nunca vi nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Tu sais de casa às 3h da manhã de roupão para ires comprar cigarros à bomba de gasolina? De roupão? :)

    ResponderEliminar
  3. Ó mulher, tu não te enerves, pá!

    Se até aprecias conduzir às três da manhã, olha, conduz nessa altura que aí a estrada é toda tua e dos street racers... se calhar, pensando melhor, talvez seja não saires...

    ResponderEliminar
  4. Cereja,
    de roupão laranja. De turco. :) Recordo essa madrugada com saudade: 4h e tal da matina e eu a ressacar de cigarros. A preguiça de vestir o fato do treino era tanta q saltei do sofá assim mesmo. De roupão. Chegada à bomba, esperei q todos os clientes se fossem embora e lá fui a correr pedir um Português. Dos vermelhos.
    Escusado será dizer q não voltei mais aquela estação de serviço. Nem mesmo de dia. :P

    ResponderEliminar
  5. Joanississississima do meu coração!! Esses mesmos!!! :)))
    Se nunca viste nenhum, 'há-des' ir 'maizeu' um domingo destes, fazer um trocinho de via rápida. Já sabes q para atrair miséria, estou cá eu. De maneiras, q te arranjo uns quantos só para tu veres.

    Na volta, ainda perseguimos alguns. Traz os Scorpions, ok?! :P

    ResponderEliminar
  6. Kit,
    aos domingos à tarde, eu transformo-me num autêntico bife de vaca: cheiinha de nervos! :P É q não se aguenta... credo!
    Às 3h da manhã, não são bem os street racers q me incomodam (até porque eles me passam ao lado. Literalmente a voar.): são os homens do lixo. Antecipam sempre os meus movimentos e sabem exactamente por q rua quero passar.... Baaaahhhhh... :)

    ResponderEliminar
  7. Scorpions e, com jeitinho, uma barbra streisand!!!! Hã?? que me dizes, hun??? quem é amiguinha, quem é???

    ResponderEliminar
  8. Joanissima,
    é... tal e qual. E já agora, levamos o meu vizinho de baixo q tem a mania q é guitarrista.
    Eu q te ouça pensar nessa criatura... bem podes fugir!!!!

    ;)

    ResponderEliminar

Não tens vida, pois não?!